sábado, 1 de junho de 2013

Pele seca



Escassez de sebo

Uma pele bem hidratada é uma pele bonita, macia e suave. Mas pele desidratada, também conhecida como pele seca, é uma pele áspera que para além de ter mau aspeto, nos casos em que apresenta descamação intensa ou rachaduras produnfas, pode também causar mau estar, especialmente se causar comichão intensa.

A pele seca é uma condição muito comum e pode afetar qualquer sexo ou tipo de pele. A pele seca ocorre quando a parte exterior da pele (camada córnea) fica sem água. A camada córnea consiste em células planas que se movem gradualmente em direção à superfície da pele e descamam.



Esta camada desempenha um papel protetor muito importante. Quando se encontra hidratada, minimiza a perda de água através da pele e ajuda a evitar irritações e germes. Contudo, quando a camada córnea seca, perde a sua função protetora, permitindo uma maior perda de água e deixando a pele vulnerável a fatores ambientais externos.

Na maioria dos casos, a pele seca é leve e temporária, sendo normalmente resultado de factores ambientais como baixa humidade ou exposição solar. Pode ser facilmente prevenida e tratada em casa. No entanto, nos casos mais severos e persistentes, pode ser necessária uma avaliação médica adequada.

As causas da pele seca

Apesar de a pele seca poder desenvolver-se em qualquer lugar, surge com mais frequência nas pernas, principalmente nas canelas, nos flancos (área inferior entre a caixa torácica e os quadris) e também, no dorso das mãos. A pele seca é especialmente problemática em pessoas com mais de 60 anos devido à perda natural de oleosidade que protege a pele.

Baixa humidade - pessoas que vivem em climas do norte, têm maior probabilidade em desenvolver pele seca durante o inverno, principalmente se viverem em ambientes com ar condicionado.

Duches e banhos frequentes - a água quente quebra as gorduras protetoras da pele.

Exposição excessiva ao sol - a luz solar seca a pele e expõe as suas camadas mais baixas à radiação que danifica o colagénio e as fibras de elastina, causando rugas, flacidez e os sintomas da pele seca. É importante ter noção dos cuidados a ter com o sol.

Aparência da pele seca
  • Poros de pequenas dimensões
  • Pele aveludada
  • A maquilhagem adere na perfeição
  • A pele tende a repuxar depois de limpa
  • A pele não tem brilho
  • As rugas aparecem mais cedo
  • É propensa à vermelhidão
  • Desidrata facilmente

Fonte: Oriflame.pt
Categories:

1 comentário:

  1. oi linda gostava de saber se já sabes a vencedora do sorteio pa eu fazer post lá no blogue! A é claro que gostava de continuar a ter parceria com o teu blogue.... bjos

    ResponderEliminar