quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dicas e truques | Como cuidar dos calcanhares gretados

Não tenhas medo de usar sandálias este verão - reparar os calcanhares gretados é mais fácil do que possas pensar. Existem várias coisas a fazer para manteres os teus pés nas melhores condições, não apenas no verão, mas durante todo o ano.


Os calcanhares gretados são um problema comum, que tende a ocorrer com mais frequência, durante os meses de inverno seco e nas pessoas com problemas circulatórios e diabetes. Enquanto as rachaduras menores podem ser desconfortáveis e sem graça, as rachaduras mais graves podem causar dor, limitar a mobilidade e conduzir a infeções.


Um cuidado diário em casa e algumas alterações no estilo de vida são geralmente suficientes para tratar rachaduras superficiais. As rachaduras profundas requerem atenção médica para evitar complicações.


As causas dos calcanhares gretados
  • Ficar muito tempo de pé em solos duros;

  • Clima;

  • Sapatos inadequados;

  • O excesso de peso pode adicionar pressão sobre os teus pés, originando rachaduras;

  • Calos ou pele seca à volta dos calcanhares;

  • Algumas doenças, como diabetes ou pé de atleta, podem causar rachaduras nos pés;

  • Deficiência de vitaminas e minerais também podem originar calcanhares gretados;

  • Negligenciar os pés pode levar a calcanhares gretados e outros problemas. Tal como cuidamos de outras partes do corpo, os pés também necessitam de um cuidado especial

Como reparar os calcanhares gretados

1. Perde peso para reduzir a pressão na base do pé. O peso excessivo pode alargar o calcanhar levando ao aparecimento de rachaduras.


2. Evitar permanecer em pé por muito tempo, especialmente em pisos mais duros.


3. Usa sapatos bem apertados com a traseira fechada.


4.  Aplica um hidratante ou um creme específico para calcanhares gretados, duas vezes por dia e 3 minutos após o banho, enquanto a tua pele ainda está húmida.


5. Remove as calosidades com uma lima ou pedra pomes. Usa-a sempre que necessário para manter os calos sob controlo.


6. Usa almofadas de salto ou palmilhas para redistribuir o peso, manter a pressão fora do calcanhar e evitar o alargamento do pé, que pode originar as rachaduras. As palmilhas e almofadas também podem acelarar o processo de recuperação dos calcanhares gretados.

7. Evitar manter os pés por longos períodos em água quente e sabão, pois pode secar a tua pele e originar o aparecimento de rachaduras.

Cuidados diários com os pés

Existem várias coisas que podes fazer diariamente para manter os pés e calcanhares no seu melhor. Segue diariamente estas dicas simples e esquece os pés feios:

  • Lava os pés com sabão e água morna, e se tiveres tempo, deixa-os de molho por 10 minutos pelo menos. Tenta evitar a água muito quente, pois pode secar as células da pele.
  • Esfolia a pele frequentemente com um esfoliante ou com solução preparada em casa. Para teres resultados suaves, é importante remover as células mortas.
  • Certifica-te que secas os pés completamente para reduzir o risco de infeções fúngicas.
  • Assim como outras partes do corpo, os teus pés e calcanhares precisam de hidratação diária.Evita andar de pés descalçados, tanto quanto possível.
  • Faz a tua pedicure regularmente

2 comentários:

  1. Olá linda olha novo post lá no blogue, beijinhos!

    http://fashionprincess23.blogspot.pt/2013/05/nuvidades-fresquinhas.html

    ResponderEliminar
  2. .


    Espero você amanhã,
    no meu blog.

    Beijos,

    silvioafonso






    .

    ResponderEliminar